Nossas indicações de livros - Assentamentos

Nós cidadãosNós cidadãos: Autonomia e Participação Popular

O debate nesta obra tem como alvo a intervenção de pesquisadores e outros agentes tais como educadores, assessores técnicos ou políticos, assistentes sociais juntos a setores populares. Sem abrir mão da distância que assegura o rigor cientifico, os autores levam às últimas conseqüências suas possibilidades de intervenção, enquanto pesquisadores, junto aos trabalhadores que são objeto da investigação. Mas, curiosamente, sem apontar-lhes qualquer proposta de solução para os seus problemas individuais e coletivos. O que se vê em Nós, cidadãos é um trabalho de campo transformado num permanente “diálogo crítico”.

Autores: Maria Conceição D’Incao e Gerard Roy        Editora Paz e Terra – 1995

 

Assentamentos rurais

Assentamentos Rurais: Uma visão multidisciplinar

Este livro trata das questões da terra. Fala sobre os tipos de intervenção do Estado (federal e estadual) em áreas de assentamentos. Trata da viabilidade política e econômica da Reforma Agrária. Mas o seu centro, mais do que a terra, é quem trabalha nela, o que az dela. Os assentados e suas relações com os movimentos sociais, o sindicalismo rural (Contag), a CUT, os movimentos das barragens, seringueiros. São textos de pesquisadores comprometidos com a Reforma Agrária, que obedecem a critérios científicos, mas são sobretudo, textos militantes, daqueles que existem para transformar e não simplesmente constatar. Democratizar a terra é preciso. (Herbert de Souza – Betinho)

 Autores: Leonilde Medeiros, Maria V. Barbosa, Mariana P. Franco, Neide Esterci, Sérgio Leite                           Editora UNESP - 1994

Autor: Thais Helena

Leia outros artigos

Assentamentos

Departamento de Economia Rural nº 0 - Universidade Federal de Viçosa
36570-900, Viçosa-MG
Telefone: (31)3899-3169
E-mail: ambrosio@ufv.br
Visite Nossa Página no Facebook