O professor Rafael Crecente Maseda [1964,2015] foi considerado um dos grandes especialistas em gestão territorial da Galícia. Foi professor do Departamento de Engenharia Agroforestal da Escola Superior Politécnica da Universidad de Santiago de Compostela, e seu trabalho se vinculava principalmente à pesquisa, como diretor do Grupo de Investigación Territorio-Biodiversidade - Laboratorio do Territorio (LaboraTe) e coordenador do Sistema de Información Territorial (SIT), também vinculado à USC. Ele também participou ativamente como pesquisador em países latino-americanos, principalmente no Equador, onde promoveu um programa colaborativo, bem como em acordos com países da Europa Central e Oriental. Ele também foi consultor do Escritório Regional da FAO em Budapeste e professor convidado na Universidade de Munique. E pesquisador IBADER atribuído ao Grupo de Pesquisa de 1934 - Território e Biodiversidade.
Em sua homenagem, criou-se um prêmio para promover a formulação e aplicação prática de ideias inovadoras relacionadas ao desenvolvimento rural, à conservação do meio ambiente ou à melhoria da gestão territorial. Com essas bases, a primeira edição deste prêmio é publicada nesse ano de 2017. A realização, que será anual, no início de cada ano letivo, tem como principais meios de divulgação os canais institucionais da Universidad de Santiago de Compostela e outros meios de divulgação considerados apropriados.
O prazo para a apresentação dos pedidos será prorrogado até 1º de dezembro de 2017.
A convocatória tem como promotor o IBADER, com colaboração do Laboratório do Territorio.
O Professor Rafael Crecente foi também parceiro do Grupo Assentamentos, colaborando em orientações de trabalhos de membros de nosso grupo e na realização do Seminário Internacional Brasil, Espanha e Portugal.
Autor: Thaís TeixeiraFonte: Instituto de Biodivesidad Agraria e Desenvolvemento Rural (IBADER) - USC
Leia outras notícias