A História Rural tem ultrapassado tanto seu foco analítico predominantemente nacional e local, quanto a perspectiva interpretativa demasiado centrada na Europa e no Ocidente. Nesse sentido, na busca de responder aos desafios globais da investigação em História Rural, e na sequência de um primeiro congresso (Lisboa, 2016), a SEHA e a Rural RePort decidem organizar conjuntamente um II Congresso Internacional, que se realizará em Santiago de Compostela (Galicia-Espanha), de 20 a 23 de junho de 2018.
Para este II Congresso foi definida como temática central as Transições na agricultura e na sociedade rural, com o que se pretende dar continuidade ao propósito de criar uma história rural transnacional e transcontinental, e contribuir para o desafio de abrir um espaço global de debate sobre a história rural. A proporta dos organizadores é estabelecer um espaço aberto onde, superando fronteiras disciplinares, cronológicas e espaciais, se possam apresentar os novos desafios e as novas respostas que a História Rural tem definido recentemente.
A chamada para envio de papers está aberta até 30 de setembro de 2017 por meio de formulário online.
Mais informações sobre datas, inscrições e envio de trabalhos, estão disponíveis no site do evento que pode ser acessado pelo link: <https://transruralhistorycompostela.wordpress.com/>
Organização:
SEHA (Sociedad de Estudios de Historia Agraria), RuralRePort (Rede de História Rural em Português)
Comitê Organizador:
Lourenzo Fernández Prieto, USC; Daniel Lanero Táboas, USC; José Vicente Serrâo, ISCTE-IUL; María del Carmen Espido Bello, USC; Miguel Cabo Villaverde, USC
Secretaría Técnica do Congresso:
Nereida Prada Piñeiro - correio-e: transruralhistory2018@usc.es
Organização local:
Histagra (Grupo de Historia Agraria e Política do Mundo Rural) GESPIC (Grupo de Estudios de Historia Empresarial y Sectorial. Pesca, Industria y Comercio) USC (Universidade de Santiago de Compostela)
Autor: Thaís Helena
Leia outras notícias